Esses dias tive que migrar um projeto de uma pasta para outra e – pela configuração do .gitignore – a definição da conexão com o banco de dados não veio.
Esse é exatamente o jeito em que trabalhamos porque nos permite mantermos nossas bases de testes separadas por individuo ou testarmos as coisas juntos dependendo do momento.
Mas aí me encontrei com o problema de ter que puxar a base, definir a conexão de novo… Puxar a base e restaurar no outro servidor não teve como fugir. Mas para a configuração acabei desenvolvendo uma ferramentinha que acho ficou bem útil: ysetdbconn.
Ela vai (a partir da versão 0.8.59-166) dentro da pasta tools e é instalada no seu sistema usando tools/install.sh como sempre.
O uso é bem simples.
1) A primeira forma de aplicação é quando migramos um projeto para uma pasta e queremos criar o yeapf.db.ini. Nesse caso, o processo é o seguinte:
$ cd www/meuApp $ ysetdbconn --db 192.168.1.78 --user esteban --pass teste --type mysqli
Isso vai criar um yeapf.db.ini mínimo com os campos preenchidos para estabelecer a conexão com seu banco
2) A segunda forma de aplicação é quando você já tem o yeapf.db.ini e deseja apenas mudar um ou vários campos. Nesse caso o processo fica assim:
$ cd www/meuApp $ ysetdbconn --update --dontWorkUntil 201804112359 --cfgDebugIP=192.168.1.7
Ou seja, podemos mudar qualquer valor do yeapf.db.ini apenas indicando seu nome seguido de um valor.
Lembre..
Só três coisas: 1) se o yeapf.db.ini já existe, deve usar –update para forçar a mudançca. 2) para mudar a conexão com o banco, tem que indicar todos os parámetros e no formato dado pelo –help (isso para evitar mudanças indesejadas) e 3) lembre que mudar o yeapf.db.ini não modifica sua conexão, para isso tem que usar o configure.php
Você precisa fazer login para comentar.