Se vai programar para Android com Cordova (com ou sem YeAPF), vai precisar instalar o android-sdk
Situação
A forma mais simples de instalar o android-sdk e gerir ele é instalando o Android Studio. Na hora de instalar um SDK ou de fazer atualização dos pacotes ele simplifica bem a coisa.
Se você quiser ter problemas e falta de controle, instale o Android Studio. Quando as coisas complicam, apenas removendo tudo e instalando de novo… com o consumo enorme de internet que isso leva.
Razões
Pode parecer bobagem, mas com isso da perda da neutralidade da internet na patria mãe (ou vai me dizer que temos autonomía nisso!?) vai acabar acontecendo que -daqui a pouco- os governos subsidiarios – numa atitude puramente oportunista para escusos interesses empresariais- bloqueará ou ao menos reduzirá a largura de banda destinada a certos provedores e voltaremos ao periodo das trevas em que era melhor usar internet após a meia noite.
Bom, retomando o fio da meada, como fazemos para otimizar o processo e simplificar isso tudo retomando o controle da situação?
Como o André sempre me lembra, uma historinha ajuda a lembrar o lance. A minha história é a seguinte: tinha tres plataformas de desenvolvimento no intuito de que uma servisse de estepe para a outra caso alguma falhe: Ubuntu, iMac e Windows 2012. As três estavam configuradas de forma similar: Apache, Sublime, PHP5.6, npm, java e o bendito do Android Studio. Em um mesmo dia, pararam de funcionar as três. Por que? não faço ideia. Imagino porém que seja uma daquelas atualizações não autorizadas que fazem por motivos de “segurança”. Virou moda esse lance. Como resultado disso, ficamos mais de uma semana tentando restaurar as coisas ao seu local e mesmo assim, a única forma que tivemos um sucesso aceitável foi voltando a um ponto seguro no 2012 e instalando tudo de novo. Mesmo assim, três semanas depois ainda estamos capengando nas outras plataformas.
Como fazer
Se está em iMac ou Linux, você já tem bash instalado. Se estiver em Windows, recomendamos Cygwin para ter uma base homogeneizada. Ou ative o bash no Windows 10. Ou brigue com o PowerShell… está tudo certo. A amizade é a mesma.
- Vá até a página do Android Studio.
- Desça até “Command line tools only”.
- Faça download do pacote mais apropriado.
- Enquanto faz o download, revise os requisitos para sua plataforma e satisfaga eles.
- Extraia este arquivo para uma pasta conhecida. (No meu caso, ~/esteban/android-sdk-darwin e ~/esteban/android-sdk-linux)
- Modifique suas variáveis de ambiente. Deve haver uma variável global ANDROID_HOME que indique onde extraiu os arquivos (por exemplo: “C:/Android-SDK” no meu Windows) e deve acrescentar na PATH a pasta em questão seguida de tools e platform-tools.
Por exemplo, no meu Mac, o arquivo de configuração (˜/.bash_profile) ficou assim:export CLICOLOR=1 export LSCOLORS=GxFxCxDxBxegedabagaced alias ls='ls -GFh' ANDROID_HOME=/Users/esteban/android-sdk-darwin export PATH=/usr/local/opt/php55/bin:$PATH:$ANDROID_HOME/platform-tools/:$ANDROID_HOME/tools:$ANDROID_HOME/tools/bin
Com isso, toda vez que abra meu console, os comandos estarão ao alcance da mão.
Já se seu caso, é que de alguma forma está obrigado a usar Windows (porque não vejo outra razão em pleno século XXI de usar essa coisa a não ser a obrigação) um resumo visual de como fazer essa configuração é a seguinte imagem:
E a continuação corrija o valor do PATH que no meu exemplo fica assim:%SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem;%SYSTEMROOT%\System32\WindowsPowerShell\v1.0\;C:\cygwin\opt\apache-ant-1.9.7\bin;C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_79\bin;C:\Program Files\nodejs\;c:\android-sdk\tools;c:\android-sdk\platform-tools;c:\android-sdk\tools\bin
Repare que diferente do que outras indicações de instalação, eu estou acrescentando a bin à PATH. Isso porque antes havia um programa na tools chamada android mas agora devemos usar sdkmanager que está na tools/bin/
Caso esteja usando o console, saia e volte a entrar. Se está em Windows, faça logoff e logon ou reinicie. Se está no Mac, façasource ~/.bash_profile
- Atualize a sua distribuição
Lembre que se está usando Windows, dependendo da versão do cygwin, ele não assume os .bat como sendo scripts válidos.
Isso quer dizer que em lugar de usar sdkmanager, existe a possibilidade de precisar usar sdkmanager.bat (O mesmo vale para qualquer outro script sem extensão… sempre)sdkmanager --update
(Caso esteja usando uma versão anterior, use da seguinte forma)
$cd $ANDROID_HOME $ tools/android update sdk --no-ui
Aguarde. É o tempo certo de vc ir no mercado, comprar o café, ferver a água, filtrar o café, ligar para algum amigo distante, botar o papo em dia, lavar a garrafa térmica, arrumar a cozinha, tirar um cochilo …
- Instale o SDK do seu interesse.
No nosso caso queremos atingir como mínimo o Android@21 pois a canela da vez é Android 5.0.0 (Lollipop)$ sdkmanager "platforms;android-21"
Depois concorde com as licenças, obvio, da seguinte maneira:
$ sdkmanager --licence
Estes foram os passos que dei tanto no Windows8, El Capitan e Ubuntu para retomar o controle da situação. Vale salientar que já havia reinstalado node, cordova, android studio, etc. Só o Java se manteve. O restante mandei tudo do beleleu cinco KM mais para a frente
Você precisa fazer login para comentar.