Descobri há pouco tempo que o povo não gosta de ler.
Serio, eu achava que todo mundo amava a leitura. Ai escrevia um mundo de embasamento teórico sobre porque fazer isto deste jeito e não daquele outro.
Claro, não que eu pensasse que o interesse na leitura chegasse ao nível de ser paixão nacional como o futebol mas que andava perto. Logo, para mim, entregar material escrito era a melhor coisa que faria por uma pessoa pois ao final de contas era uma chave para interpretar ideias alheias.
Nada mais longe da realidade. Cheguei isso sim, no enunciado fundamental da cultura atual: O interesse pela leitura é inversamente proporcional ao interesse pelo futebol e se projeta em proporção exponencial inversa ao tempo dedicado ao video game.
Bem, este blog justamente está focado no cafezinho rápido guiado por exemplo e não por abstrações. Ou seja, cada entrada é dividida em três ou quatro passos práticos que podem ser seguidos para aprender uma habilidade. Não há abstrações e quando necessário, é feita a referencia a conceitos definidos e/ou defendidos em algum outro lugar da web.
Os passos são dados em forma gradativa e se há necessidade de ter alguma outra base anterior, um atalho é fornecido para esses outros passos. A entrada está limitada em espaço ocupado, de forma que o tempo necessário para a leitura e a colocação prática dos exemplos não supere a meia hora.
Contrario então a tudo o que eu acredito que é o melhor para o pensar humano (ou seja, a abstração que resume e projeta a elaboração do próprio pensar), este é sim, um blog pragmático orientado para pessoas que almejam uma solução rápida sem por isso precisar ou querer entender como a coisa funciona.
Todavia, não é isso mesmo o que o YeAPF se propõe?
Amo vocês.